Recife (PE) – Nos dias 29 e 30 de junho, a Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), no Recife (PE), recebeu o projeto de documentação “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”. Nos dois dias de mutirão, executados pela equipe de Projetos Sociais do Recivil foram atendidos mais de 300 internos. A emissão das certidões será realizada pelos registradores civis do Recife.
O objetivo do projeto é levar a documentação civil básica para os detentos de todos os estados da federação e assim, viabilizar o processo de inclusão dessas pessoas no processo de ressocialização e nas políticas para com os egressos.
Recife é o 10º estado a receber o Projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”
A iniciativa segundo o coordenador de assistência social do Depen, Leandro Garcia, não visa apenas o benefício e a inclusão social das pessoas privadas de liberdade. “O projeto é vinculado à cidadania. O reeducando e a sociedade ganham com essa ação”.
O projeto foi bem recebido pelo presidente da Anoreg-PE, Luiz Geraldo Correia. “Podem contar conosco, pois vamos enaltecer esse trabalho e temos perspectivas para a sua ampliação”, afirmou.
De acordo com o secretário-executivo de ressocialização, Cícero Rodrigues, e representantes parceiros que estiveram na unidade prisional, o projeto é fundamental para dar prosseguimento ao processo de reinserção social dos detentos, especialmente porque a penitenciária irá abrigar uma fábrica de alumínio e plástico, o que permitirá a contratação de 200 reeducandos no segmento de fabricação de esquadrias de metal.
Andrea Paixão (Coordenadora de Projetos Sociais do Recivil), Cícero Rodrigues (Secretário-executivo de Ressocialização), Luiz Geraldo Correia (Presidente da Anoreg-PE) e Leandro Garcia (coordenador de Assistência Social do Depen)
“Com a emissão de documentos, proporcionamos cidadania e temos a oportunidade de fortalecer a nossa missão que é a ressocialização”, ressaltou o secretário.
O “Identidade Cidadã no Sistema Prisional” já atendeu outros nove estados e segue o modelo do projeto mineiro “Resgatando a Cidadania”, elaborado pelo Recivil e que, em dois anos, documentou mais de 25 mil detentos só em Minas Gerais.
O projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional é uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Anoreg-BR e o Recivil. Em maio de 2015, as três entidades am um acordo de cooperação técnica para levar documentação civil básica às pessoas privadas de liberdade em todo o país. A execução do projeto é realizada pelo Recivil e custeada pelo Depen.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Rosangela Fernandes)